ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA NORDESTE FAZ CARROSSEL DE EXPERIÊNCIAS E CERTIFICA MAIS DE 130 DIRIGENTES FORMADORES

Escola Nordeste faz carrossel de experiências e certifica mais de 130 dirigentes formadores

14/04/2015

Atividade aconteceu em Itamaracá e reuniu 80 dirigentes sindicais

Escrito por: Escola NE da CUT

O Seminário Nordestino de Formação de Formadores da CUT reuniu dirigentes sindicais de todos os nove estados da região, entre os dias 09 e 11 de abril, no Hotel Orange, município de Ilha de Itamaracá-PE. O evento contou com a participação do Secretário Nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço (Tino).

Para Lúcia Silveira, secretária de formação da CUT-CE e Coordenadora Geral da Escola NE, o momento foi enriquecedor para o conjunto dos dirigentes que fazem parte da Rede de Formação da CUT no Nordeste. “A dinâmica de carrossel de experiências possibilitou vivências e trocas de saberes acerca dos programas de formação desenvolvidos pela Escola NE e inovou pedagogicamente o jeito de fazer o nosso seminário”, disse.

Nesta dinâmica, o plenário foi dividido em cinco grupos para conhecer e trocar experiências dos programas de Formação de Formadores, Escola Móvel, Negociação Coletiva, Formação de Conselheiros de Políticas Públicas (DPPAR) e Juventude da CUT em Ação. No carrossel, os grupos tiveram 45 minutos para refletir sobre a sistematização dos programas apresentados pela Escola NE e debater com os/as dirigentes que vivenciaram a experiência de cada programa.

A ideia do carrossel está presente no giro que os grupos fizeram para vivenciar as experiências em 05 salas distintas. Em cada sala, além do depoente e um membro da Escola NE, havia um relator que registrava os olhares e as contribuições de cada grupo que participava da vivência. Os registros contribuirão para o aperfeiçoamento dos programas desenvolvidos pela Escola NE.

Depois de um dia de trocas de saberes e experiências, todos participaram da solenidade de certificação dos/as dirigentes formadores que participaram das turmas do Curso de Formação de Formadores, desde 2009. Mais de 150 certificados foram entregues aos secretários de formação e dirigentes das Estaduais das CUTs do Nordeste.

A solenidade foi conduzida por Paulo Souza, coordenador de formação da Escola NE, que convidou os secretários estaduais de formação Conceição Borges (CUT-BA), Núbia Lopes (CUT-PI), Joel Carlos (CUT-PB), Lúcia Silveira (CUT-CE e Escola NE), Gildênia Freitas (CUT-RN) e José Rodrigues (presidente da CUT-RN), Admirson Medeiros (secretário adjunto de formação da CUT Nacional) e Tino (Secretário Nacional de Formação da CUT) para participarem da entrega dos certificados de mais de 130 dirigentes formadores das Estaduais da CUT no NE.

Tino parabenizou a atual gestão da Escola NE pelo trabalho desenvolvido no fortalecimento da Rede Nacional de Formação da CUT e pela inovação pedagógica com a dinâmica de carrossel de experiências. Para ele, a Escola tem cumprido um importante papel no enraizamento da formação e ação sindical da CUT em todos os estados do Nordeste, além de qualificar quadros dirigentes para disputar hegemonia no mundo do trabalho e na sociedade, um elemento indispensável na atual conjuntura marcada pelo ataque aos direitos da classe trabalhadora.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
banner lat 20 ano FACEBOOK TWITTER

Escola de Formação Nordeste