ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA MÓVEL E INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (INDS) DESENVOLVEM AÇÕES DE INCLUSÃO SÓCIOPRODUTIVA NO INTERIOR DO CEARÁ

Escola Móvel e Instituto de Desenvolvimento Sustentável (INDS) desenvolvem ações de inclusão sócioprodutiva no interior do Ceará

26/05/2015

Atividade aconteceu na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapê/CE

Escrito por: Escola NE da CUT

Nos dias 15 e 16 de maio aconteceu, no Auditório do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais do Município de Massapê/CE, localizado a aproximadamente 300km de Fortaleza, mais uma oficina de gestão produtiva e desenvolvimento de produto com 35 agricultoras familiares da região. 

A Escola Móvel da CUT, Programa Formativo Itinerante da Escola NE da CUT, e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (INDS) estão trabalhando em parceira desenvolvendo ações de inclusão sócio   produtiva em todo o Nordeste na perspectiva de inclusão social e geração de trabalho e renda.

Lúcia Silveira, Coordenadora Geral da Escola NE da CUT, afirma que estas ações estão potencializando as ações de formação da CUT, haja vista que este processo exige permanente troca de experiências entre trabalhadores/as e viabiliza o diálogo e intercambio entre as comunidades, além do escoamento dos produtos. Já Marilda de Araújo, Coordenadora do INDS, avalia que a parceria estabelecida com a Escola Móvel da CUT está possibilitando a ampliação das ações de inclusão social na região.

A oficina de desenvolvimento de produtos realizada no Município visa reestruturar a Cooperativa de Produção que foi fechada e que envolvia  mais de 150 mulheres da região.

Dona Idenilda, participante da oficina e ex-cooperada, reafirmou a necessidade de retomar a cooperativa e parabenizou a iniciativa desta oficina “preservar a cultura do trançado da palha de carnaúba gerando trabalho e renda para mais de 150 mulheres da região é uma necessidade. Por isso as entidades propositoras, o STR Massapê e as mulheres participantes estão de parabéns. Seguimos em frente!”, comemorou.

Além dos dois dias de formação, a oficina encaminhou a inserção deste grupo de mulheres nas ações do Programa de Geração de Trabalho e Renda do INDS. “Daremos continuidade às formações e a inserção de mais grupos na rede de produção e comercialização de produtos artesanais e comunitários”, afirmou Marilda de Araújo.

Foi explanado acerca do papel da Escola Móvel bem como a estratégia de formação da CUT, que tem como um de seus eixos estratégicos a inclusão social.  O evento foi bem avaliado pelos participantes, que expressaram a satisfação pela presença da CUT Ceará, Escola Nordeste - através da Escola Móvel – e INDS.

As mulheres, em sua maioria, são associadas ao sindicato,  tendo o trabalho do artesanato a sua complementação de renda, mas que vislumbram ser a sua única renda e que consigam fortalecer o artesanato da região.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
banner lat 20 ano FACEBOOK TWITTER

Escola de Formação Nordeste