ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINTAJ-BA/CUT REALIZOU CURSO DE CEPS PARA SEUS DELEGADOS DA CAPITAL E DO INTERIOR

SINTAJ-BA/CUT realizou curso de CEPS para seus delegados da capital e do interior

13/05/2014

O curso de Concepção, Estrutura e Prática Sindical aconteceu no dia 9 de maio e contou com a atuação formativa da Escola NE da CUT.

Escrito por: Secretaria de Formação da CUT-BA

O Sindicato dos Servidores Auxiliares do Poder Judiciário – SINTAJ realizou no dia 9 de maio o curso de Concepção, Estrutura e Prática Sindical (CEPS) com seus delegados de base, na última sexta-feira (9), no auditório da sua sede, localizada em Salvador. O curso foi desenvolvido pelo educador Emanoel Sobrinho, educador da Escola NE.

Dionizio Souza, coordenador de formação e de relações intersindicais do SINTAJ, destacou a importância do curso para consolidar o processo de filiação à CUT pelo Sindicato. “Recentemente, a assembleia de base do SINTAJ ratificou a filiação à CUT. Com esta iniciativa, fortalecemos o compromisso de dirigentes e delegados sindicais com o projeto político-organizativo da Central Única”, disse.

Para Ana Lucia, coordenadora de finanças do SINTAJ, a formação sindical propicia o debate político-ideológico fundamental para atualizar as lutas por mais direitos e melhores condições de trabalho. Jair, coordenador geral do SINTAJ, também participou do curso.

Cedro Silva, presidente da CUT-BA, participou dos debates sobre a conjuntura político-sindical do curso. Para ele, a mídia golpista e a direita desesperada tenta - de forma oportunista - desgastar o governo federal através da CPI da Petrobras, num ano eleitoral. Defender a Petrobras e a continuidade do projeto democrático-popular é uma das prioridades da CUT-BA em 2014.

Os delegados participaram ativamente dos debates sobre a história da organização sindical da classe trabalhadora no Brasil e no mundo. Para tanto, os textos dos cadernos do Curso de ORSB da Política Nacional de Formação da CUT contribuíram para os estudos sobre o tema.

Os vídeos 1ª CONCLAT (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora de 1981) e Liberdade e Autonomia Sindical (produzido pela CUT/TVT) possibilitaram aos participantes uma apropriação crítica sobre a fundação e o projeto político-sindical da CUT: construção de um sindicalismo classista, autônomo, de massas e democrático na perspectiva da democracia e do socialismo.

Em relação aos desafios atuais, destacou-se o debate sobre a estratégia dos Macrossetores. A organização dos servidores públicos estaduais pode ser potencializada pela estratégia do Macrossetor do Serviço Público, a partir do fortalecimento da unidade e solidariedade de classe do SINTAJ junto com os demais sindicatos cutistas, indicou o debate.

Dionizio Souza avaliou positivamente a iniciativa do curso e espera contar com o apoio da Escola NE e da Secretaria de Formação da CUT-BA para dar continuidade ao processo de formação sindical de dirigentes e delegados sindicais do SINTAJ.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
banner lat 20 ano FACEBOOK TWITTER

Escola de Formação Nordeste