ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PERNAMBUCO ACONTECEU EM RECIFE E REUNIU DIVERSOS SINDICATOS CUTISTA DE TODO O ESTADO

Encontro Estadual de Formação de Pernambuco aconteceu em Recife e reuniu diversos sindicatos CUTista de todo o Estado

30/05/2014

II ENPEFOR foi realizado a várias mãos

Escrito por: Escola NE da CUT

Com a presença de aproximadamente 40 dirigentes sindicais de diversos ramos e sindicatos, a CUT Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Formação e em parceria com a Escola NE, realizou entre os dias 28 e 29 de maio, o II Encontro Estadual de Formação – ENPEFOR, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), no bairro de Santo Amaro no Recife. O encontro, que começou na manhã (28/05), foi voltado para as secretarias de formação dos sindicatos e ramos e formadores dos diversos sindicatos filiados à CUT-PE, e teve três objetivos específicos: analisar a conjuntura política do Brasil e de Pernambuco, apresentar e debater as dimensões e programas formativos que integram a política nacional de formação da CUT (PNF/CUT) e planejar coletivamente as ações de formação do Estado para o próximo período.

A abertura política do encontro contou com a presença de Fernanda Forte, assessora da Secretaria Nacional de Formação, Fabiano Moura, Secretário de Formação da CUT/PE e Paulo Souza, Coordenador de Formação da Escola NE. A coordenação desta mesa ficou a cargo da dirigente do SINTEPE e formadora do coletivo de formação da CUT/PE, Roza Pedra Rica.

Jairo Cabral, ex-presidente da CUT-PE e membro do coletivo de formação do estado, fez a análise de conjuntura política e pontuou alguns dos principais desafios para os movimentos sindicais e sociais brasileiros, tais como: a necessidade de fortalecer a luta pela democratização dos meios de comunicação e pelo plebiscito popular pela reforma do sistema político.

Na sequencia, foram apresentados e debatidos os diversos programas formativos que integram a PNF/CUT. Fernanda Forte apresentou os princípios e diretrizes que orientam a ação política-formativa da CUT, Edeíldo Araújo, Secretário de Formação do SINTEPE e membro do coletivo de formadores da CUT/PE, socializou a experiência do ORSB em Pernambuco e Marco Levay, educador da Escola NE, apresentou os demais programas formativos desenvolvidos em âmbito regional, tais como o DPPAR, NCC, FFD e o projeto “Juventude da CUT em Ação” que agora entra em sua II fase de execução.

O encontro também buscou aproximar as relações com os ramos. A FETAPE, representada por Mônica Benevides, dialogou sobre ações formativas desenvolvidas pela ENFOC no Nordeste e Edeíldo Araújo apresentou o programa de formação da CNTE. Ambas as iniciativas se colocam bem próximas do que está sendo desenvolvido pela PNF/CUT. Por esta e outras razões, a avaliação, a priori, dos participantes da atividade apontou e reforçou a necessidade de uma maior aproximação e articulação dessas diversas ações e programas em curso no sentido de fortalecer ainda mais o movimento sindical na região e estado.

Por fim, e considerando todas as etapas anteriores da atividade, foi construído coletivamente um plano de formação estadual apontando, estrategicamente, para a continuidade das ações interiorizadas e descentralizadas, e para uma nova edição da caravana de formação de Pernambuco. O plano também definiu a criação de espaços de autoformação do próprio coletivo de formadores do Estado, entre outras questões.

A próxima reunião do coletivo está marcada para o próximo dia 04/07, as 09h, na sede da CUT/PE

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
banner lat 20 ano FACEBOOK TWITTER

Escola de Formação Nordeste