ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FORMAÇÃO SINDICAL FORTALECERÁ A ATUALIZAÇÃO DOS SINDICATOS FILIADOS NA BAHIA

Formação sindical fortalecerá a atualização dos sindicatos filiados na Bahia

01/09/2014

Atividade aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto, em Salvador/BA

Escrito por: Escola NE da CUT

“Fortalecer a representação sindical é um dos desafios colocados para que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) continue a ser a maior central sindical da América Latina, enquanto instrumento autônomo de lutas da classe trabalhadora brasileira. Para tanto, é fundamental que os sindicatos reforcem sua identidade e organicidade com a CUT”, disse Josenilton Pereira (Cebola), secretário de organização e política sindical da CUT-BA, durante a Oficina de Registro e Atualização Sindical, realizada em Salvador, nos dias 28 e 29 de agosto.

A oficina aconteceu no auditório do Sindpetro-BA e contou com a participação de mais de 40 dirigentes sindicais de várias regiões do estado da Bahia, bem como membros da Executiva da CUT-BA e da CONTRACS. O objetivo principal da atividade foi orientar lideranças e funcionários das entidades da base sindical CUTista sobre o processo de registro e atualização sindical, a partir das normativas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Esta ação articulou a Secretaria Nacional de Organização e Política Sindical da CUT (SNOPS), Secretaria-Geral da CUT Nacional, representada pelo assessor Fernando Franzoe, e a Escola Sindical da CUT no Nordeste, integrando a formação e a organização sindical para fortalecer a representatividade da base sindical da Central no estado da Bahia.

Durante a oficina, a Escola Nordeste da CUT contribuiu no debate sobre a história, princípios e estrutura sindical da Central Única. Nesta oportunidade, o educador Emanoel Sobrinho, da Escola NE, refletiu sobre os aspectos conjunturais do movimento sindical brasileiro e a importância da solidariedade da classe trabalhadora para a conquista de direitos, principalmente, o direito à liberdade e autonomia sindical, princípio fundante da CUT.

Pela Secretaria Nacional de Política e Organização Sindical da CUT, a assessora Danielle Souza orientou os dirigentes e funcionários das entidades presentes sobre a documentação e procedimentos necessários à aquisição do registro sindical e à atualização do cadastro dos sindicatos junto ao MTE. Com o auxílio de notebooks conectados à internet, a situação de cada sindicato foi acompanhada na plataforma on line do Ministério.

Para massificar o processo desencadeado pela oficina, as Secretarias de Organização e Formação Sindical da CUT-BA firmaram o compromisso de realizar ações conjuntas nas Regionais da CUT no estado, através das turmas de formação de base (ORSB) previstas para o fim do segundo semestre de 2014 e início de 2015, com o acompanhamento da SNOPS. Para Conceição Borges, secretária de formação da CUT-BA, a formação pode potencializar essa ação estratégica da Central para fortalecer sua representatividade na defesa do projeto de liberdade e autonomia sindical.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
banner lat 20 ano FACEBOOK TWITTER

Escola de Formação Nordeste