ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA NE DA CUT PARTICIPOU DO 31º CONGRESSO DO SINDIUPES

Escola NE da CUT participou do 31º Congresso do Sindiupes

09/12/2014

Atividade aconteceu no SESC-Guarapari/ES

Escrito por: Escola NE da CUT

O Sindiupes é o maior sindicato de trabalhadores da educação básica do estado do Espírito Santo e todo ano realiza um Congresso de massas da categoria para debater temas relevantes da educação na contemporaneidade e promover atividades culturais junto à sua base. A Escola Nordeste da CUT participou do 31º Congresso do Sindiupes, realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro, no SESC de Guarapari-ES.

No Grupo de Trabalho Valorização e Expectativa dos Jovens Profissionais da Educação (Coletivo de Juventude do Sindiupes), o educador Emanoel Sobrinho da Escola NE da CUT expôs o panorama da juventude no mundo do trabalho. De um lado o drama de uma juventude trabalhadora que – em sua maioria – ocupa postos de trabalho precários e com baixos salários, seja no setor público seja no setor privado; do outro, o desafio da ação sindical para organizar os/as jovens trabalhadores/as na luta por seus direitos enquanto classe trabalhadora, destacou Emanoel.

O Grupo de Trabalho foi coordenado por Anderson Pereira, diretor das políticas educacionais e coordenador do coletivo de juventude do Sindiupes. O GT contou ainda com a participação de Jaqueline (militante da JPT) e Carlos Guimarães, diretor do Apoesp e coletivo nacional de juventude da CNTE, que abordaram questões específicas sobre juventude e políticas educacionais no contexto do Plano Nacional de Educação.

O 31º Congresso do Sindiupes reuniu 3.237 delegados, segundo os organizadores. Infelizmente, um grupo de oposição à direção do Sindiupes, formado por 100 professores, inviabilizou a conclusão dos trabalhos no dia 5 de dezembro. De forma desrespeitosa e truculenta, o grupo de oposição impediu a palestra de Carlos Abicalil (ex-dirigente da CNTE e membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Federais), após terem sua proposta de moção de repúdio à direção do Sindiupes derrotada em plenário.

Em nota de esclarecimento, a direção do Sindiupes lamenta os acontecimentos que inviabilizaram a conclusão de um dos maiores e melhores congressos organizados pelo Sindicato.

A Escola Nordeste da CUT se solidariza à direção do Sindiupes e repudia os atos violentos praticados por 100 professores que fazem uma oposição irresponsável e inconsequente contra o Sindiupes, cuja direção foi eleita democraticamente e, portanto, tem legitimidade para dirigir os processos organizativos da base que representa.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
banner lat 20 ano FACEBOOK TWITTER

Escola de Formação Nordeste