ESCOLA NORDESTE > LISTAR NOTÍCIAS > 2ª ENCONTRO DE JUVENTUDE CUTISTA AVANÇA PARA AÇÕES CONCRETAS DE APROXIMAÇÃO DOS JOVENS COM AS PAUTAS DO MUNDO DO TRABALHO

2ª ENCONTRO DE JUVENTUDE CUTISTA AVANÇA PARA AÇÕES CONCRETAS DE APROXIMAÇÃO DOS JOVENS COM AS PAUTAS DO MUNDO DO TRABALHO

12/02/2019

2ª ENCONTRO DE JUVENTUDE CUTISTA

Escrito por: Assessoria da CUT Bahia- Aline Damazio/ VIA: CUT-BA

Mais do que um encontro entre dirigentes sindicais, representantes do coletivo de formação, jovens apreciadores de política e representantes de movimentos sociais, o 2° Encontro de Juventude da CUT Bahia, que aconteceu no dia 4/2, na Sede do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus representou o planejamento do futuro e a efetiva implantação de um dos temas recorrentes nos principais debates: trazer a juventude para a real compreensão do mundo do trabalho no Brasil.

Foi um bate – papo com reflexão sobre o planejamento do plano de Ação do Coletivo para 2019 com base nas propostas que foram construídas no pré-lançamento do coletivo e no encontro regional da juventude CUT DGB que ocorreu em Recife PE (dezembro/2018) , além da reafirmação dos compromissos político e desafios da juventude para identificar de que forma é possível contribuir na construção da resistência perante esse cenário de luta e disputa que a classe trabalhadora já enfrenta com o atual governo de extrema direita.

Durante o encontro também foi construída uma pauta mínima para o primeiro semestre, entre elas, ação de formação para jovens da região do Sisal e solicitado uma participação crescente dos representantes do coletivo junto as reuniões. 

Jorge Spinola, educador da escola Nordeste da CUT Bahia, reforçou o empenho que representantes da escola Nordeste e a secretária de juventude da CUT Bahia, Marília Santos alinhada com CUT Nacional desenvolve com desenvoltura o projeto da nacional com a central alemã DGB que busca a participação maior dos jovens nas nossas instâncias sindicais e bases CUTistas. “Nossa secretária de juventude, Marilia e o Zenilton articularam algumas ações que deram margens para avançarmos na aproximação com os jovens. Foi fundamental a criação do coletivo de juventude da Bahia para efetivação dessa ação. Na condição de representante da Escola Nordeste estive no encontro mediando os jovens para formação de agentes disseminadores de informações no âmbito político sindical”, explica.

Erilza Galvão, diretora do coletivo de formação destacou importante continuidade de ações do coletivo de juventude. “A atividade foi uma continuidade do pré- lançamento do coletivo de juventude, para ampliar a participação dos jovens com mais um importante passo que é a “interiorização” do trabalho com os companheiros(as) rurais, para alavancar os trabalhos da juventude e resultar em encaminhamento de uma orientação geral de política de organização sindical da base de jovens da CUT, que a juventude se fortaleça e diga para que veio”, destaca.

E o coletivo seguem com vontade de fazer a diferença, o 3º Encontro da Juventude já tem data que será realizado, a próxima reunião em Feira de Santana, dia 9/4, com os temas: oficina de formação política sindical, na região sisaleira, como a reforma da Previdência afeta a juventude e a 4ª Conferência Nacional de Formação.

“Saímos do encontro fortalecidos com uma data em abril de um novo encontro, que será realizado em Feira de Santana fazendo com que o que foi definido no encontro anterior, reuniões em outras regiões da Bahia além de Salvador, para facilitar para que todos os jovens CUTistas possam participar”, destaca o dirigente CUTista Zenilton Teixeira.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
facebook logo insta

Escola de Formação Nordeste